7 tendencias para carreira pós-pandemia

7 tendencias para carreira pós-pandemia

        Oi, pessoal! Muitas pessoas têm me questionado como planejar a carreira em tempos de pandemia. Eles dizem: se tudo é incerto não há como se planejar. Mas é aí que estamos errados. É certo que não temos absoluta certeza de como o mundo irá ficar após tudo isso, mas podemos trabalhar com tendências. Por isso, o nosso papo de hoje é sobre 7 tendências para o mundo do trabalho pós-pandemia. Essas tendências são produto de minha reflexão somado com dados de especialistas publicados em diversos jornais e revistas. Bora planejar a carreira diante desse contexto…

(1)   Comunicação virtual. O mundo on-line já era um mundo possível para nós, mas agora ele se tornou necessário. A comunicação virtual está a todo vapor. Olhem a quantidade de lives e vídeos diariamente no Facebook, Instagram, Youtube. Há também um investimento em experiências culturais online, como espetáculos, shows, e até passeios a museus utilizando tecnologia. O uso de aplicativos específicos para compra e venda online também aumento muito. E você, já está utilizando isso ao seu favor?

(2)   Home office. O trabalho remoto já existia, mas atualmente o número de pessoas envolvidas nesse tipo de trabalho em todo o mundo subiu absurdamente. Se esse é um modelo de trabalho possível, por que não se especializar nessa modalidade?. O engajamento em utilidades para deixar esse momento mais prazeroso e útil vai continuar em alta. Mas se não totalmente remoto, é fato que a minimização do uso de transporte público será uma realidade. Quem mora perto do trabalho será privilegiado. Já está de olho em algo bem aí no seu bairro?

(3)   Educação a distância. A busca por novos conhecimentos é constante em nossa rotina diária. Se a modalidade Ead já vinha crescendo, agora ela deu um salto e tanto. Já atuo como tutora em pós-graduação Ead há quase 3 anos e nunca tive turmas tão cheias como atualmente. Os cursos on-line de graduação e de qualificação para novas atividades no mercado também está em alta. Cursos de todo o tipo, seja em grandes plataformas, seja no tal do ao vivo.

(4)   Mentores virtuais. Além dos cursos formais, novas plataformas que conectam professores e estudantes também estão crescendo a todo o vapor. O canal daqui para frente será, sem dúvida, a educação a distância. É aí que entra em cena também os mentores virtuais. A mentoria oferece oportunidade de desenvolvimento profissional importante para o planejamento de carreira. Pensem nisso!

(5)   Trabalho em equipe. As pessoas estão se unindo na luta contra esse vírus, quer seja voluntariamente ou não. As famílias têm passado mais tempo juntas e o cuidado com os outros e consigo mesmo também aumentou. Por isso, acreditamos que haverá uma grande revisão de valores e crenças nesse novo século XXI. Fiquem esperto com os relacionamentos interpessoais, o trabalho em equipe tende a aumentar! Se você ainda não adquiriu competências necessárias para o trabalho conjunto, é hora de focar nisso.  

(6)   Consumo consciente. Bem, já ouvíamos um certo alguém falar que menos é mais. No entanto, para a nossa sociedade consumista (e eu me incluo nessa) o lema é: menos é pouco e mais nunca é demais. Quem nunca esteve com o guarda-roupa lotado e disse “Eu não tenho roupa para trabalhar” ou ainda “Vou comprar só mais uma camisa branca, porque camisa branca nunca é demais”. O mundo tende a viver uma revisão de hábitos de consumo e refletir melhor sobre o que é essencial nessa vida. Galera, bora reinventar!

(7)   Novos modelos de negócio. Por falar em reinvenção, se tem um grupo que precisará mais do que nunca disso, é o povo do comércio. Os especialistas esperam por uma grande reconfiguração dos espaços do comércio em geral, desde bancos às casas de show. Além de uma procura maior do público por ambientes menos aglomerados e com um investimento maior em higiene. O aumento nos serviços de entrega do tipo delivery e drive-thru também já é uma realidade. E não só no ramo alimentício, mas serviço de todo o tipo, é hora de o pessoal usar da criatividade e fidelizar os clientes. E no seu ramo, como a tecnologia pode te ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *